Existem preceitos básicos para que uma pessoa possa empreender mesmo não entendendo nada de negócios? No artigo de hoje eu te conto mais sobre isso!
Percebo o quanto, nos últimos tempos, empreender virou algo glamoroso e muitas pessoas, mesmo sem perfil, começaram a arriscar e alguns, infelizmente, acabam se dando mal por não conhecerem melhor a situação, a si mesmas, o mercado e os bastidores do tema.
Seguem dicas importantes!
Gostar do que faz e gostar de gente: essa é a primeira dica – e um conselho de ouro. Para conseguir ter sucesso é necessário ter paixão pelo que faz; mesmo que vá contratar pessoas para te ajudar, elas também precisam ver em você esse amor pelo negócio. Vender coxinha só por que está na moda não é uma boa ideia. Encontre algo que tenha a ver com os seus valores, afinal, você é a primeira pessoa que vai comprar a sua ideia – e vai ter que vendê-la sempre. Mas, esteja atento, gostar do que faz é apenas o primeiro passo de uma série deles necessários à sobrevivência do seu empreendimento!
Não empreenda usando as suas últimas reservas: empreendedores de sucesso conseguem alcançá-lo e sustentá-lo, pois, normalmente tem como se manter até a empresa começar a gerar lucro. Apostar tudo e esperar que o valor retorne no primeiro mês é um tiro no pé. Você pode amar o seu negócio, ter talento e estar cercado de bons funcionários, porém, se não tiver estabilidade, nada vai te segurar de pé.
Não misture negócios com amor: a não ser que tenha muita maturidade, pois, estar 24 horas com o marido, irmão, pai, mãe, pode ser a pior coisa a ser feita. Sim, há parcerias como essa que dão certo, mas, elas são baseadas em muita maturidade, autoconhecimento e respeito pelas diferenças.
Não tenha medo de arriscar: o empreendedor precisa ter uma personalidade voltada ao risco; a resiliência fará com que a pessoa comece novamente quantas vezes for preciso. O sucesso, mesmo como profissional CLT, não é certeiro. Então, é necessário ter ousadia e pelo menos ter ou querer muito desenvolver essas habilidades: autoconfiança, comprometimento, persistência, planejamento, gosto pelo estudo e pelo autoconhecimento, flexibilidade, inovação, capacidade de estabelecer contatos e liderança, dentre outras.
Planejamento: é impossível que as coisas deem certo sem muito planejamento – mesmo que você não conheça sobre negócios, precisa estar disposto a visitar o Sebrae, por exemplo, fazer cursos e desenvolver habilidades, pois, junto da falta de recursos, esse é um motivo forte que leva à falência das empresas; aprender a pensar em curto, médio e longo prazo é essencial. Estudar o cenário econômico, seu público e as previsões de mercado é matéria de sobrevivência para o empreendedor!
Não tenha medo de trabalhar muito: sim, principalmente no início, será necessário abrir mão de muitas coisas – inclusive tempo – para consolidar o seu negócio; saiba que você vai trabalhar muito mais do que quando era CLT.
Seja focado em desenvolvimento: as responsabilidades são maiores, o cliente acaba sendo o seu chefe, então é preciso estar aberto ao aprendizado constante. Gaste dinheiro com mentoria e não tenha medo de fazer perguntas; ser sábio é passar pelo caminho que já foi aterrado por quem andou por ele antes de você!
Se preocupe em atender bem: muitos são os negócios concorrentes hoje em dia e o que vai diferenciá-los certamente é a experiência do cliente, não negligencie um bom atendimento e nunca deixe de escutar quem paga as suas contas. Saiba o que o seu cliente quer e não empurre goela abaixo dele as suas preferências, ouvi-lo vai lhe fazer ter novas ideias e aprimorar o seu negócio.
Estude (sem medo) a concorrência: não tenha receio de saber sobre boas ideias e entender o que vem dando certo. Tenha menos medo ainda de estabelecer alianças, parcerias e buscar ajuda. Ninguém cresce sozinho, se isolando. Além disso, essas pessoas poderão lhe indicar fornecedores, contatos e parcerias!
Seja ousado e paciente: o empreendedor não pode ter medo de vender o seu negócio e falar dele seja onde for. Com simpatia, bom humor e generosidade você vende até dentro do elevador! Investir nas redes sociais é essencial, mas, estar atento às recomendações, contatos pessoais e não ter receio de fazer propaganda é necessário! Saiba que o resultado não virá tão rápido, ele será decorrente de maturidade e prática. Portanto, jamais desista no primeiro tropeço!
Dica bônus - esteja atento às oportunidades e compartilhe a suas ideias: peça para que “julguem” o seu projeto, pois, muitas vezes quem está de fora enxergará falhas e detalhes que você não viu. Não tenha receio de ter a sua ideia roubada, peça ajuda aos outros empreendedores.
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Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914
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