Existem preceitos básicos para que uma pessoa possa empreender mesmo não entendendo nada de negócios?

Existem preceitos básicos para que uma pessoa possa empreender mesmo não entendendo nada de negócios?

Existem preceitos básicos para que uma pessoa possa empreender mesmo não entendendo nada de negócios? No artigo de hoje eu te conto mais sobre isso!          

Percebo o quanto, nos últimos tempos, empreender virou algo glamoroso e muitas pessoas, mesmo sem perfil, começaram a arriscar e alguns, infelizmente, acabam se dando mal por não conhecerem melhor a situação, a si mesmas, o mercado e os bastidores do tema.

Seguem dicas importantes!

Gostar do que faz e gostar de gente: essa é a primeira dica – e um conselho de ouro. Para conseguir ter sucesso é necessário ter paixão pelo que faz; mesmo que vá contratar pessoas para te ajudar, elas também precisam ver em você esse amor pelo negócio. Vender coxinha só por que está na moda não é uma boa ideia. Encontre algo que tenha a ver com os seus valores, afinal, você é a primeira pessoa que vai comprar a sua ideia – e vai ter que vendê-la sempre. Mas, esteja atento, gostar do que faz é apenas o primeiro passo de uma série deles necessários à sobrevivência do seu empreendimento!

Não empreenda usando as suas últimas reservas: empreendedores de sucesso conseguem alcançá-lo e sustentá-lo, pois, normalmente tem como se manter até a empresa começar a gerar lucro. Apostar tudo e esperar que o valor retorne no primeiro mês é um tiro no pé. Você pode amar o seu negócio, ter talento e estar cercado de bons funcionários, porém, se não tiver estabilidade, nada vai te segurar de pé.

Não misture negócios com amor: a não ser que tenha muita maturidade, pois, estar 24 horas com o marido, irmão, pai, mãe, pode ser a pior coisa a ser feita. Sim, há parcerias como essa que dão certo, mas, elas são baseadas em muita maturidade, autoconhecimento e respeito pelas diferenças.

Não tenha medo de arriscar: o empreendedor precisa ter uma personalidade voltada ao risco; a resiliência fará com que a pessoa comece novamente quantas vezes for preciso. O sucesso, mesmo como profissional CLT, não é certeiro. Então, é necessário ter ousadia e pelo menos ter ou querer muito desenvolver essas habilidades: autoconfiança, comprometimento, persistência, planejamento, gosto pelo estudo e pelo autoconhecimento, flexibilidade, inovação, capacidade de estabelecer contatos e liderança, dentre outras.

Planejamento: é impossível que as coisas deem certo sem muito planejamento – mesmo que você não conheça sobre negócios, precisa estar disposto a visitar o Sebrae, por exemplo, fazer cursos e desenvolver habilidades, pois, junto da falta de recursos, esse é um motivo forte que leva à falência das empresas; aprender a pensar em curto, médio e longo prazo é essencial. Estudar o cenário econômico, seu público e as previsões de mercado é matéria de sobrevivência para o empreendedor!

Não tenha medo de trabalhar muito: sim, principalmente no início, será necessário abrir mão de muitas coisas – inclusive tempo – para consolidar o seu negócio; saiba que você vai trabalhar muito mais do que quando era CLT.

Seja focado em desenvolvimento: as responsabilidades são maiores, o cliente acaba sendo o seu chefe, então é preciso estar aberto ao aprendizado constante. Gaste dinheiro com mentoria e não tenha medo de fazer perguntas; ser sábio é passar pelo caminho que já foi aterrado por quem andou por ele antes de você!

Se preocupe em atender bem: muitos são os negócios concorrentes hoje em dia e o que vai diferenciá-los certamente é a experiência do cliente, não negligencie um bom atendimento e nunca deixe de escutar quem paga as suas contas. Saiba o que o seu cliente quer e não empurre goela abaixo dele as suas preferências, ouvi-lo vai lhe fazer ter novas ideias e aprimorar o seu negócio.

Estude (sem medo) a concorrência: não tenha receio de saber sobre boas ideias e entender o que vem dando certo. Tenha menos medo ainda de estabelecer alianças, parcerias e buscar ajuda. Ninguém cresce sozinho, se isolando. Além disso, essas pessoas poderão lhe indicar fornecedores, contatos e parcerias!

Seja ousado e paciente: o empreendedor não pode ter medo de vender o seu negócio e falar dele seja onde for. Com simpatia, bom humor e generosidade você vende até dentro do elevador! Investir nas redes sociais é essencial, mas, estar atento às recomendações, contatos pessoais e não ter receio de fazer propaganda é necessário! Saiba que o resultado não virá tão rápido, ele será decorrente de maturidade e prática. Portanto, jamais desista no primeiro tropeço!

Dica bônus - esteja atento às oportunidades e compartilhe a suas ideias: peça para que “julguem” o seu projeto, pois, muitas vezes quem está de fora enxergará falhas e detalhes que você não viu. Não tenha receio de ter a sua ideia roubada, peça ajuda aos outros empreendedores.

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Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914



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Autor: Luciane Vecchio

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