7 passos para organizar a sua vida financeira!
- Invista em coaching financeiro/cursos sobre educação financeira: independentemente se você está ou não com algum problema para colocar as suas finanças em ordem, investir em conhecimento sobre o tema é imprescindível, pois, a maior parte de nós nunca foi ensinado sobre como administrar o dinheiro. Se reeducar, colocar em prática, ser acompanhado, aprender a poupar/investir fará toda a diferença para você e sua família!
- Decida hoje e comece a organizar as suas despesas de acordo com as entradas: ou seja, corte despesas extras, que estão funcionando apenas como escoamento de dinheiro e estabeleça metas para reduzir as chances de endividamento; reveja o uso do cartão de crédito (atenção especial para este grande vilão!), do cheque especial (mais um vilão!), reorganize empréstimos, pague as dívidas e separe uma quantia para cada coisa. A maior parte das pessoas nunca parou para fazer uma simples planilha de gastos. Corte aquilo que puder, substituindo por sugestões mais em conta. Tem academia do prédio? Por que então não deixar de pagar mensalidade por algum tempo, usufruindo de um serviço que já está incluso no condomínio?
- Reorganize suas contas entre “preciso/esta conta é necessária” e “quero muito/desejo”: para saber onde está gastando mensalmente o seu dinheiro e também para conseguir fazer aquela viagem dos sonhos, trocar de carro, comprar uma casa ou algo mais simples e de menor valor. Quando você visualiza as coisas, começa a entender o que é ou não prioridade e como fazer para comprar o que deseja sem se endividar. Ah! Há muitos aplicativos gratuitos em que você consegue cadastrar entradas e saídas e ter uma visão geral do seu fluxo financeiro! É simples e muito funcional!
- Comece a comparar preços: antes de sair gastando, use sites e aplicativos que possam comparar preços e condições dos produtos/serviços que precisa adquirir. Alguns sites também contam com cupons de desconto, promoções e outras vantagens. Não compre por impulso, pesquise sempre!
- Compre fora de época: comprar aquele brinquedo perto do Dia das Crianças ou a joia próximo ao Dia das Mães pode ser uma grande furada! Antecipe suas compras, peça descontos, negocie e cuidado com os juros a prazo! Se organize para não deixar as compras para a última hora.
- Aprenda a poupar/investir: o que parece um bicho de 7 cabeças na verdade não é tão assustador, comece a estudar e buscar informações em perfis e sites de confiança para entender qual aplicação/investimento mais atende às suas necessidades.
- Tenha uma reserva para emergência: se a sua situação atual mal permite pagar as contas, esta sugestão fica como um segundo passo, logo após colocar tudo em ordem, mas, se você está com a vida financeira mais tranquila, comece hoje a fazer a sua reserva, afinal, não sabemos as surpresas que a vida pode preparar, como desemprego, doença, morte ou qualquer outra necessidade!
_____________________
Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914
- - -
Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.