Autoconhecimento: quando sabemos quem somos, nos comunicamos de maneira mais clara e menos agressiva
1. Não aja com agressividade
Repare no tom da sua voz, em sua postura e linguajar. Se estiver nervoso, não converse naquele momento.
2. Busque colegas que lhe apoiem
Converse com mais colegas visando estabelecer um diálogo honesto com o líder, para que todos melhorem sua comunicação, engajamento e resultados.
3. Seja objetivo
Não fale de maneira confusa, não fique dando voltas, enrolando o assunto. Vá direto ao ponto! Não seja prolixo!
4. Pratique a escuta ativa e o silêncio
Nada mais respeitoso do que não interromper uma pessoa, ouvi-la olhando em seus olhos, com sincera atenção e cuidado. Acolher o outro é também acolher sua fala, sabendo o momento de falar, expor opiniões, discordar e até mesmo silenciar.
5. Pratique o autoconhecimento e a autoconfiança
Quando sabemos quem somos, nos comunicamos de maneira mais clara, menos agressiva e sabemos quando estamos apenas reagindo à fala do outro. Este é um processo longo e contínuo, mas que muda muito a nossa forma de ver o mundo e nossas relações! Buque ajude de um Psicólogo para ampliar o conhecimento sobre si mesmo! No consultório, percebo como o processo de conhecer a si mesmo é importante e muda a vida de uma pessoa!
6. Posicione-se
Seja corajoso para exercer a assertividade na comunicação. Sempre de forma respeitosa, escolhendo o melhor momento, exponha a sua opinião e discorde com bons argumentos.
7. Evite fofocas
Fale direto com quem deve falar, sem buchichos pelos corredores. Fofocas geram ambiente de mal-estar e improdutivo.
8. Analise o perfil do interlocutor para se comunicar de maneira correta
É alguém que fala mais? Que escuta mais? Se ajuste ao perfil dele para que a conversa chegue a um ponto comum e para que você seja verdadeiramente escutado.
9. Trabalhe em conjunto
Leve opiniões e soluções, buscando entrar em um consenso com seu líder, levando em conta a sua opinião. Seja proativo, mas também saiba recuar, admitindo quando sua ideia pode ser ajustada ou até modificada.
10. Mostre que está interessado no bem da empresa, da equipe e dos negócios
Exponha sua maneira de pensar focando nos resultados da empresa; saiba negociar! Mostre preocupação com o time e em como a produtividade da área pode ser melhorada. Bons líderes valorizam colaboradores motivados!
_____________________
Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica, Master Coach - Associada/Franqueada SBCoaching®, Especialista em RH, Carreira & Negócios, Colunista de Carreira & Comportamento
CRP: 06/74914