Em tempos de pandemia, quando nossos nervos ficam à flor da pele e muitas vezes não sabemos lidar com os sentimentos e nos sentimos incompreendidos, te apresento 7 dicas para conseguir lidar com a ansiedade.
Esse sentimento que pode paralisar, deprimir e até mesmo se confundir com outros!
1. Cuide da saúde, da alimentação e do sono!
Exercícios físicos não são apenas uma estratégia para cuidar do corpo, mantendo os níveis de colesterol e outras substâncias em ordem, mas também estimulam a produção de oxitocina e endorfina, que levam ao aumento do bem-estar e humor! Consumir menos açúcar dará mais energia, diminuindo a chance de inflamações; dormir bem fará com que você possa se sentir mais produtivo ao longo do dia!
2. Desenvolva uma rotina:
Certamente, se você se sentir no controle do seu tempo, administrando-o, a sensação de assertividade vai aumentar e você perceberá a diminuição da ansiedade! Planejamento, afinal, é tudo!
3. Pare de “se chicotear”
Falo para meus clientes: tire o chicote da mão! Somos cruéis quando exigimos desempenho além da nossa capacidade. Cuidado com metas irreais e com a necessidade de dar conta de tudo! Respeite os seus limites e gaste energia com o que realmente importa. Descanse, isso é muito importante para sua mente!
4. Aprenda a dizer não:
Às vezes a ansiedade bate devido ao acúmulo de promessas, compromissos e quantidade de sim que falamos. Aja com sabedoria e aprenda a se respeitar, dizendo não sem culpa!
5. Se cuide!
Parece óbvio, mas, nos esquecemos de nós mesmos, de reservar tempo para fazer o que gostamos e o que relaxa a mente. Dedicar-se a si mesmo faz com que possamos desenvolver amor por nós mesmos e isso será essencial no momento de enfrentar os desafios do dia a dia.
6. Respire profundamente e silencie sempre que quiser:
Damos pouca importância ao respirar, mas, quando nos concentramos no ar entrando e saindo do corpo em longas e profundas respirações, automaticamente nos sentimos mais relaxados, diminuímos a ansiedade e tomamos melhores decisões. Use também da sua habilidade de calar, nem sempre todos precisam de satisfações sobre a sua vida! Se respeite!
7. Desenvolva um hobby!
Dedicar tempo a uma atividade completamente diferente do nosso trabalho e rotina fará com que tenhamos disposição e foco para enfrentar os revezes da vida. A mente se tornará mais criativa após esse período em que outras áreas do cérebro estão sendo trabalhadas.
• Bônus: Pratique o autoconhecimento
Faça terapia, olhe para si mesmo e para suas necessidades! A Psicologia tem papel fundamental no que diz respeito aos gatilhos que são liberados e que podem contribuir para o desenvolvimento da ansiedade. Quando nos conhecemos, sendo capazes de enxergar nossos limites e pontos fortes, tudo fica mais leve!
Conte comigo, sempre!
_______________
Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914