Dica - Luciane Vecchio

Dicas para manter a saúde emocional no trabalho!

Dicas para manter a saúde emocional no trabalho!

Com ou sem pandemia, com ou sem home office, manter a saúde emocional no trabalho é desafiador!

Então te ajudo com 8 dicas para não surtar no dia a dia!

1.    Concentre-se nas metas que deseja alcançar nos próximos 3 meses em relação à carreira e vá dando sequência, pensando em 6 meses, 1 ano, 5 anos. Isso fará com que os medos tenham o tamanho certo e o estresse controlado, pois, você conseguirá estabelecer pequenos passos para chegar aonde deseja. Esta atitude reforçará a autoconfiança e o foco.

2. Busque formas para desenvolver autoconhecimento. Dessa maneira, suas escolhas estarão mais alinhadas aos seus valores. Autoconhecimento também permite que se treine os pensamentos, reforçando imagens e conceitos mais positivos; lidar com colegas difíceis, situações complexas, chefe estressado e a grande demanda de trabalho, ficará mais fácil. 

3. Reveja quais crenças limitantes e emoções mal resolvidas estão te paralisando e quais conceitos precisa mudar. Repense sua trajetória, assim, será mais fácil não se acomodar!

4. Encontre propósito para que sua motivação seja renovada, afinal, quando sabemos onde queremos chegar e vemos sentido na vida, o caminho fica mais leve. Algumas pessoas estão infelizes, pois, se acomodaram na situação atual e estão sem perspectivas de crescimento e desenvolvimento. Expanda a sua visão de mundo!

5. Se reinvente, usando as dificuldades como degraus para exercer a criatividade; encare as mudanças como algo positivo. Tire projetos da gaveta, busque parceiros e apoio. 

6. Xô preguiça! Vem exercício! Quando você começar a colher os benefícios nunca mais vai deixar de olhar para si mesmo, o que refletirá no seu comportamento no trabalho e na carreira. Quando nos amamos, conseguimos lidar melhor com os períodos difíceis.

7. Estabeleça alianças e parcerias no trabalho, pessoas que possam te ensinar, apoiar e com as quais você consiga trocar ideias e ser “alimentado”.

8. Aprenda a negociar e a não fugir de conversas difíceis. Desenvolver essa competência lhe fará avançar alguns passos no dia a dia, agindo de maneira mais tranquila e controlando a ansiedade que a carga de trabalho traz.

Me acompanhe por aqui para mais dicas!

______________

Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914

Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

[email protected]