Você sabia que existem diferentes tipos de gestão e de formas de liderar?
Não há certo ou errado, mas, o que é mais adequado no momento em que uma empresa se encontra, para que a entrega de resultados e a assertividade nos processos ocorra de maneira equilibrada!
Para esclarecer, seguem algumas delas:
1. Gestão por performance: o foco desse modelo é cortar custos e aumentar as receitas; esse estilo funciona por curto espaço de tempo, pois, pode deixar os colaboradores desmotivados e cansados.
2. Gestão autocrática: as decisões são centradas no líder, o que pode, por vezes, engessar deliberações, impedindo a inovação. É um modelo eficiente em momentos em que a uniformização dos processos é necessária.
3. Gestão por processos: a ideia desse modelo é proporcionar melhoria contínua nos processos e métodos; formato usado por organizações que dependem de uma cadeia de produção. O problema pode ser focar demais em melhorias, deixando de lado a criatividade e a inovação.
4. Gestão por meritocracia: reconhece e recompensa os melhores resultados, individuais e/ou coletivos. O problema aqui pode ser gerar competitividade exagerada, negativa e desleal entre os membros do time.
5. Gestão democrática: colaboradores participam ativamente da tomada de decisões, desde que o líder crie um ambiente apropriado para isso. A dificuldade aqui pode ser a demora na implantação dos projetos, devido ao excesso de boas ideias e a postergação da sua implantação.
Você consegue identificar em qual momento a sua empresa se encontra, seja você o proprietário ou um colaborador?
_______________
Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914