E-mail enviado por um leitor:
“Fui demitido justamente agora com essa grande crise econômica e toda essa inflação que há muito tempo não se via. Como se recolocar no mercado em um momento como esse?”
Resposta:
10 dias para se recolocar no mercado de trabalho em meio à crise.
Entendo, sou empática à sua dor e, para não parecer apenas um discurso vazio, vou apontar algumas dicas para você colocar em prática:
- Jamais deixe para olhar o mercado, revisar o seu CV, preencher adequadamente as redes sociais profissionais e fazer networking quando for demitido. Essa deve ser uma prática diária, mesmo quando bem empregado, visando rápido retorno ao mercado em situações de demissão.
- Gerencie o seu tempo, pois, procurar emprego é um trabalho que deve ser levado a sério. Normalmente quando a pessoa fica desempregada, acaba desanimando de acordar cedo, se arrumar, fazer contatos, enviar seu portfólio e se colocar à disposição das empresas, o que não vai contribuir para a sua recolocação, pelo contrário!
- Evite pessoas tóxicas, que farão comentários desnecessários ou que te colocarão para baixo, cerque-se daquelas que podem verdadeiramente ajudar e que tem algo útil para contribuir com esse momento.
- Escreva sobre a sua área de atuação nas redes sociais; cada rede tem sua linguagem, veja qual é aquela que mais você se adapta e contribua com os seus conhecimentos. Essa é uma forma de se mostrar ativo e se destacar dentre as outras pessoas, até mesmo abrindo portas para receber convites para entrevistas e conexões.
- Tenha foco, pois, nessa hora algumas pessoas ficam ansiosas, bate o desespero e elas acabam atirando para todos os lados. Portanto, mapeie o mercado, se cadastre em sites e envie o seu material para vagas que realmente tenham o seu perfil e empresas que se enquadrem com os seus valores. Faça conexões com quem pode te indicar; não adianta enviar 1000 CVs por dia e nenhum deles ter realmente a ver com seu perfil, com o que busca e com aquilo que, a longo prazo, te fará realizado.
- Aproveite para praticar o autoconhecimento, se cuidar e pensar um pouco em si mesmo, afinal, apenas focar 7 dias por semana em voltar ao mercado de trabalho, ao contrário do que parece, lhe fará mais mal do que bem! Se distrair vai abrir caminho para encontrar novas estratégias; a concorrência está grande, então você precisa encontrar formas de se destacar.
- Treine as possíveis respostas para entrevistas e não deixe para a última hora, ou ainda para o momento da entrevista, pensar naquilo que pode ser respondido. Estude o seu currículo, elabore-o de maneira atrativa e peça conselhos, nesse momento não é hora de ser orgulhoso.
- Se atualize, estude a sua área de atuação e o que dizem sobre o futuro dela. Esteja alinhado com as notícias do mercado em geral e jamais se deixe levar pelo espírito derrotista.
- Se não tiver sucesso em uma entrevista, tenha humildade para avaliar onde pode melhorar e treine para a próxima, sem ver o recrutador como um inimigo ou desaminar, se culpando, lamentando ou procurando culpados. Bola para frente!
- Faça cursos (tem muitos gratuitos) em sua área de atuação e nas principais ferramentas, como Excel por exemplo. Aliás, isso deve ser feito ao longo de toda a carreira, não apenas quando estiver buscando recolocação. Investir em desenvolvimento constante, sem esperar da empresa essa iniciativa, é essencial para sobreviver em um mundo competitivo como o atual...
Dica bônus: quando começar a receber o seu salário novamente (e eu realmente creio que isso se dará em breve) se já não faz uma reserva financeira, comece a fazer, pois, isso conferirá segurança para procurar com calma e não sair aceitando a primeira oferta, apenas por questões financeiras. Afinal, estamos falando da sua carreira.
Sucesso!
_______________
Luciane Vecchio
Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914