Colaboradores com mais de 50 anos. O idoso e a empregabilidade. Profissionais mais maduros e o mercado de trabalho. Trabalho para o profissional maduro
E-mail enviado por um leitor:
Percebo que estou em um processo de fritura na empresa onde trabalho. Estou com quase 50 anos. A empresa está com uma política de optar em contratar a molecada por baixos salários. É possível reverter uma situação como esta? O que eu faço?
Pluralidade de perfis
Algumas empresas realmente ainda não entenderam a necessidade de mesclar suas equipes com talentos de diferentes idades. Acreditam que pagar menos é a solução para mais produtividade. Porém, na prática, isso é um tiro no pé!
Ainda bem que outras organizações já entenderam a magia de misturar perfis e até começaram a empregar campanhas de contratação de pessoas mais seniores. Estamos crescendo lentamente neste tema, mas já avançamos!
Um estudo da Consultoria iDados cita que entre 2012 e 2018 a contratação de profissionais com mais de 50 anos de idade subiu em 20%. Ainda é pouco, mas, já estamos vendo mudanças!
É muito importante misturar perfis de pessoas mais e menos jovens, pois, ambos podem agregar à performance dos demais e do setor de maneira ímpar. Há habilidades que somente os mais maduros desenvolveram e, por outro lado, algumas competências que os mais jovens trazem são essenciais para o bom desenvolvimento das tarefas.
Você também deve se abrir ao aprendizado com os mais jovens, eles têm muito a te ensinar!
Dicas para lidar com essa situação
O principal, para lidar com a situação que relata, é saber vender seus projetos, destaques e resultados, mostrando aos líderes a sua real importância na empresa. A liderança conhece seu perfil? Sabe quem você é? Tudo o que já fez?
Você é essencial? Seus conhecimentos são valiosos para aquela companhia?
Você já tem seu portfólio de projetos? Sabe como contribuiu para a empresa chegar aonde chegou? Saberia contar sobre isso para alguém por meio de dados e fatos?
No dia a dia, você faz o seu marketing pessoal?
Quais são as alianças e parcerias que você estabeleceu ao longo dos anos com as pessoas chave das demais áreas? Você é capaz de transitar por mais de um setor, fazer job rotation, desenvolver novas habilidades?
Quem são os parceiros que te apoiariam neste momento de mudança dentro da empresa?
Que tal pensar em diferentes opções?
O seu líder é alguém que reconhece a sua importância, até mesmo para transmitir conhecimentos para este público mais jovem que vem sendo contratado?
Você pode então desenhar e oferecer um projeto de mentoria para estes colaboradores. Que tal começar a pensar nisso?
Para esta organização, ter 50 anos pode ser muito, mas, um profissional com esta idade, na sociedade atual, ainda tem muito com o que contribuir.
Já que comecei esse assunto, será então que não está na hora de buscar outras opções? Empresas que paguem pelo quanto você vale, valorizando o seu conhecimento?
Há atividades paralelas que você possa desenvolver, como dar aulas, prestar consultoria, abrir um negócio, em que possa focar sua energia e conhecimentos?
Às vezes acreditamos que há apenas um caminho, quando na verdade temos muitas opções.
Você tem autoconhecimento? Sabe quais são seus talentos, dons e no que é bom? Está constantemente se atualizando e modernizando seu currículo com novos conhecimentos, cursos e interações? Participa de fóruns, grupos de classe, entidades e faz benchmarking com colegas outras empresas? Como anda seu networking? Poucos te conhecem?
Infelizmente, muitas pessoas param no tempo, ficando na zona de conforto, sem buscar inovação e conhecimentos diferenciados.
Pare por algumas horas para realizar um planejamento, repensando a sua trajetória e seguindo estas dicas. Com certeza muita coisa boa e até mesmo inesperada sairá deste plano e você poderá enxergar novos caminhos!
Sucesso!
_______________
Luciane Vecchio - Dra Carreira & Propósito
Instagram @dravecchio
Psicóloga Clínica | Consultora | Mentora | Colunista | Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Empreendedorismo, Carreira e Liderança | Atendimento a Executivos | Revisão de CV e Perfil Campeão LinkedIn
CRP: 06/74914
Consulte mais artigos em: https://www.lucianevecchioconsultora.com.br/blog