Há um caminho para manter entusiasmo na carreira quando se chega numa idade mais avançada?

Há um caminho para manter entusiasmo na carreira quando se chega numa idade mais avançada?

Respondendo à pergunta de um leitor do blog da Dra Carreira:

 

"Vi uma entrevista do Paul McCartney com 81 anos, com uma vitalidade exuberante!!!, falando sobre sua expectativa (muita alegria e satisfação!!!) com os shows que fará no Brasil. Existe um caminho, algum modo, para manter esse entusiasmo na carreira quando se chega numa idade mais avançada ou mesmo fazer isso por toda uma vida!? Fiquei muito impressionada com a disposição dele! Ou isso seria mesmo só para um Paul McCartney rsrs? Desde já, muito obrigada!"      

Resposta:

Acredito que encontrar propósito e alegria de viver faz toda a diferença, não apenas para que as pessoas se mantenham ativas, mas para que aprendam coisas novas, sejam boas companhias e, principalmente, sintam prazer ao acordar, realizar as suas tarefas e abraçar responsabilidades.

Quem não gosta de conviver com alguém ativo e que tem bom papo? Aquela pessoa que traz luz e alegria quando chega? Isso parte, certamente, de uma mente bem resolvida, saúde física e compreensão do propósito de vida nessa terra.

Gosto sempre de imaginar Deus criando o mundo. A visão que todos têm é de que Ele já era “bem velho” quando empreendeu esse grande projeto, certo? Pois é, criar algo tão fantástico (apesar de ter sido depois deturpado) em apenas 6 dias? É só para quem sabe muito bem aonde quer chegar, não é mesmo?

Obviamente, pensando que somos humanos mortais, investir na qualidade de vida no geral, pensando em saúde, bem-estar físico, emocional, espiritual e psicológico, é fundamental para qualquer um de nós, afinal somente assim conseguiremos construir coisas fantásticas, mesmo que não seja em “apenas 6 dias!”.

Vale lembrar que os profissionais “com mais estrada” podem perder o entusiasmo com o passar do tempo, devido ao comodismo, estagnação, falta de oportunidades de desenvolvimento e até mesmo de incentivo. Muitos acabam entrando na autocomiseração e isso paralisa a vida de forma perigosa!

Por mais que as coisas estejam mudando, ainda vemos situações em que o etarismo (que diz respeito aos estereótipos e preconceito em relação as pessoas, discriminando-as com base na sua idade) impera.

Mas o que estes profissionais com tantos anos de experiência desejam? O que faz com que fiquem motivados? Qual a melhor forma de se manter motivado?

  • É fundamental buscar processos que mantenham a sanidade, não apenas a terapia para a mente e a atividade física para o corpo, mas novos interesses e até mesmo gerar ideias em meio àquilo que já se conhece, como diversificar interesses ainda que dentro da sua área de atuação.
  • Fazer contatos e manter-se ativo é muito importante, pois isso trará oxigenação e novos caminhos. Portanto, conhecer pessoas, participar de grupos e manter as amizades é essencial.
  • Jamais se entregar ao desânimo, ideias derrotistas ou companhias que deixem a pessoa “para baixo”. Somos o resultado do ambiente e do contato com aqueles que estão mais próximos. Então devemos nos cercar do que edifica nossa vida e também buscar contribuir com os demais.
  • Projetar crescimento na carreira, seja no empreendedorismo ou mercado CLT, visando manter-se empregável é essencial. Ter um plano profissional amplia a visão de futuro, o que vai gerar mais segurança e motivação, permitindo uma vida longa e feliz.
  • Buscar integrar conhecimento com profissionais mais novos vai gerar o desenvolvimento de novas habilidades, fazendo com que o profissional não fique parado no tempo, “atrasado” em relação às novas tecnologias.
  • Ter hobbies ajuda a deixar a mente em dia, trazendo sempre fôlego novo. Buscar algo relacionando aos gostos pessoais vai manter a pessoa com o cérebro ativo e, obviamente, afastado de doenças físicas e emocionais.
  • Normalmente fugimos daquilo que consideramos mais difícil. Por exemplo, eu fujo da matemática, mas, o ideal para não envelhecer mal é se entregar ao aprendizado de algo que parece muito alheio ao nosso dia a dia, o que certamente vai aguçar novas áreas do cérebro, ainda não tão desenvolvidas.
  • Valorizar sua experiência, montando equipes de mentoria, aconselhamento, treinamentos, trará energia e renovo, apoiando na apreensão de novos conteúdos. Tudo isso vai revigorar a mente, fazendo com as informações circulem, o networking possa ser feito e as pessoas se sintam muito mais vivas, assim como o Paul, aos 81 anos. Afinal, a energia que ele capta do público com toda certeza faz a diferença em sua vida e o mantém ativo!

Luciane Vecchio

Dra Carreira

 

 



- - -

Para te apoiar no aumento de performance em qualquer área da vida, conte comigo!

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem dar o devido crédito.


Luciane Vecchio

Autor: Luciane Vecchio

Psicóloga Clínica | Dra. Carreira e Propósito - Instagram @dravecchio | Especialista em Carreira, RH, Liderança e Empreendedorismo | Colunista de Carreira & Comportamento | CRP: 06/74914

[email protected]